sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AÇÃO CIDADÃ

TIVEMOS A EXPOSIÇÃO DA PROF DOUTORA ALZIRA DA SILVA SHIMOURA, DOUTORA LINGUISTICA APLICADA EM ETUDOS DA LINGUAGEM PELA PUC SP.ATUALMENTE É PROF. DA COGEAE DA PUC SP.TEM EXPERIENCIA NA ÁREA DE LINGUISTICAS APLICADA EM ENFASE EM FORMAÇÃO DE PROF ,ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: FORMAÇÃO DE PROF E COORDENADOR , REFLEXÃO CRITICA,GENER,ENSINO APRENDIZAGEM E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. COORDENADORA  GERAL DO PROJETO APRENDER BRINCANDO DO PROGRAMA AÇÃO CIDADÃ -PUC SP QUE TRATOU DA ATIVIDADE SOCIAL COMO MODO DE ULTRAPASSAR OS MUROS DA ESCOLA..

3 comentários:

  1. olá! Parabéns pelo evento e pela enorme concentração de energia e poder transformador da educação num único espaço e dia!
    Esperamos ver melhor divulgado e ampliado a participação dos demais docentes, nas ofertas de capacitação e formação continuada pela DRE FÓ!

    A profa. Eugênia garantiu que os slides de ambas as profas. orientadoras da Pucsp estariam disponíveis neste blog!
    Caso não seja possível que ao menos inclua-se mais bibliografias e links temáticos sobre a proposta de projetos de ação social(Performance) neste espaço.
    Aproveito para solicitar informações e orientações sobre qual instituição de ensino em SP aplica esta metodologia de projetos com EJA? Tanto na rede municipal como estadual?

    Obrigado
    prof. Wiliam

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  2. “A teoria moderna introduz a PEREJIVANIE como unidade da consciência, isto é, como unidade na qual as possibilidades básicas da consciência figuram como tais, enquanto que na atenção, no pensamento não se dá tal relação. A atenção
    não é uma unidade da consciência, senão um elemento da consciência, carente de outros elementos, com a particularidade de que [neste elemento] a integridade da consciência como tal desaparece. A verdadeira unidade dinâmica
    da consciência, unidade plena que constitui a base da consciência, é a PEREJIVANIE.”
    — Lev Vigotski (1933-34/2006, p. 383)

    “Não está sob suspeita que aquilo que nos é dado em uma PEREJIVANIE direta, de nenhum outro modo nos poderá ser dado. (...) Nenhum tratado psicológico substitui, ao homem, o que sente, se não tiver provado pessoalmente o
    amor, o fervor combativo e a alegria do trabalho criativo (...). Minhas PEREJIVANIE são dadas a mim de outro modo, como que em outra perspectiva, que as dadas aos outros.
    PEREJIVANIE, pensamentos, sentimentos do sujeito – são seus pensamentos, seus sentimentos, suas PEREJIVANIE –
    um pedaço de sua própria vida, em sua carne e sangue.” — Serguei Rubinshtein (1940/2009, p. 19)

    “A proposição de Vigotski e o conceito de PEREJIVANIE que ele introduziu mostra ser, para nós, muito importante e muito produtivo para a psicologia infantil. Contudo, ele não desenvolveu completamente o conceito de PEREJIVANIE. De fato, mesmo tomando a análise da PEREJIVANIE da criança como nosso ponto de partida na compreensão das causas que condicionam as características individuais (relativas à idade) das mentes das crianças, nós ainda somos forçados a retornar e examinar todas as circunstâncias de suas vidas e todas as características existentes de sua personalidade. Apenas então nós estaremos aptos a compreender a natureza da própria perejivanie e sua função dentro do desenvolvimento mental.”
    —Lidiia Bojovitch (1968/2009b, p. 66-67)

    “Quando nós nos preocupamos com o fato de se um(a) amigo(a) próximo(a) vai “passar pela” perejivanie de perder uma pessoa amada, nós não estamos duvidando de sua habilidade para sofrer, sentir dor (i.e. a capacidade de perejivat’ no sentido tradicional dos psicólogos para a palavra), nós estamos preocupados com algo bem diferente –
    como ele ou ela irá suceder em superar o sofrimento, em passar pela prova, em emergir da crise e readquirir equilíbrio mental. (...) Nós estamos falando de um processo interno ativo, produtor de resultados, que efetivamente
    transforma a situação psicológica, da PEREJIVANIE como atividade.”
    — Fiodor Vasiliuk (1984/1992, p.20)

    IN: "ALGUNS SENTIDOS DA PALAVRA “PEREJIVANIE” EM L. S. VIGOTSKI"

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